Bem Vindos!

Juntos aprendemos muito mais!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Leia atentamente o texto abaixo:

A história de Flor-de-lis

Fui comprada numa loja de cachorros. A mulher entrou e disse:
─ Quero uma cachorra caríssima e de raça puríssima, para todo mundo achar linda e ficar sabendo quanto é que custou.
E aí ela ficou sendo minha dona e me levou para casa.
Vivia me enchendo de perfume. Eu espirrava o dia todo e pensava: “puxa vida, se eu sou cachorro, por que é que não posso ter cheiro de cachorro?”
Vivia me enchendo de roupas e pulseiras, e quando chovia me botava capa de borracha, lenço na cabeça e botas. Eu morria de vergonha de sair na rua assim, e pensava: “puxa, isso não é jeito de cachorro andar”. Nunca me deixava solta. Nem um minutinho. “Puxa vida, cachorro precisa correr. Isso não é vida!” ─ eu pensava. E a coleira era sempre tão apertada que me sufocava. Olha aqui a marca, olha só.
Vivia me enchendo de talco e pó-de-arroz, me levava para tomar parte em concurso de beleza, e hoje, vê se pode, disse que ia furar minhas orelhas para botar brinco, e isso eu nunca vi cachorro usar.
Então eu pensei: “Puxa vida, quem sabe esse tempo todo eu estou achando que sou cachorro, mas eu não sou cachorro?...” Foi aí que eu comecei a achar que estava ficando meio birutinha e me apavorei. Quando ela abriu a porta para uma visita entrar, eu fugi. .

Retirado do livro Brincando de Escrever, Sargentim, Ed. IBEP.
Autora: Lygia Bojunga Nunes.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1. Responda:
a) Quem é o autor?
________________________________________________________________________
b) Quem é o narrador?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ c) Qual é o assunto principal do texto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
d) Apesar de receber muitos cuidados de sua dona, Flor-de-liz fugiu. Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ e) Em sua opinião, todo o cuidado que a mulher tinha com a cachorra era porque gostava muito de Flor-de-liz?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ f) Imagine que o narrador dessa história seja a dona de Flor-de-liz. Qual o sentimento mais forte que ela poderia expressar no final da história?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ g) Agora, desenhe a Flor-de-liz como você a imaginou. Se desejar, pode colorir.

ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA
1. Responda:
a) Quantos parágrafos há no texto? Enumere-os.
____________________________________________________________________________ b) Separe todas as frases do texto com barras ( / ).
2. Retire do segundo parágrafo do texto e complete:
a) um substantivo comum, feminino e singular: _______________________________
b) um adjetivo com cinco letras: _______________________________
3. Marque com um X a resposta correta.
Na frase “Quando ela abriu a porta para uma visita entrar, eu fugi.”, os verbos “abriu” e “fugi” estão no:

( )presente
( )passado
( )futuro
4. Observe as terminações dos verbos nas frases abaixo e explique a diferença entre elas.
a) Nunca me deixavam solta.
b) Nunca me deixarão solta.
Explique com suas palavras, a diferença entre essas terminações.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 5. Retire do texto três sinais de pontuação e nomeie-os:

a) ( )__________________________________________________________
b) ( )__________________________________________________________
c) ( )__________________________________________________________

6. Recordando... Complete a regra básica de ortografia:
Na Língua Portuguesa, empregamos a letra "m" antes
das consoantes _______ e _______.

7. Procure em jornais ou revistas palavras com m antes de p e b e cole-as no espaço abaixo, dividindo-as em duas colunas:


PALAVRAS COM MB PALAVRAS COM MP
.
.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário